Agência Panafricana de Notícias

Guarda Costeira italiana salva 534 migrantes clandestinos ao largo da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - A Guarda Costeira italiana recuperou os corpos de cinco migrantes clandestinos e socorreu 534 outros migrantes em vida quinta-feira última em operações realizadas no Mediterrâneo.

Num comunicado retomado esta sexta-feira por vários jornais líbios, a Guarda Costeira italiana indica que os migrantes foram recuperados em dois grandes barcos pneumáticos e nove outros mais pequenos, sem dar nenhum pormenor sobre a forma como eles foram mortos.

Segundo os últimos dados da Organização Internacional das Migrações (OIM), publicados a 9 de agosto último, quase 100 mil 244 migrantes chegaram este ano a Itália por via marítima vários dos quais embarcaram, a partir da Líbia.

Estima-se que dois mil 742 homens, mulheres e crianças foram mortos no mesmo período ao tentar viajar para Itália.

A passagem marítima entre a Líbia e Itália representa atualmente a principal via utilizada pelos migrantes que tentam penetrar na Europa e o acordo entre a Turquia e a União Europeia (UE) que fez diminuir os fluxos migratórios para a Grécia.

País ao mesmo tempo de trânsito e de destino da imigração, a Líbia faz face a uma grande vaga de chegadas de migrantes clandestinos desde a destituição do regime de Muamar Kadafi em 2011. Um fenómeno que as novas autoridades, confrontadas com o caos de segurança, são incapazes de conter.

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 19ago2016