Agência Panafricana de Notícias

Guarda Costeira italiana salva 2400 migrantes ao largo da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – A Guarda Costeira italiana anunciou ter salvado pelo menos dois mil e 400 migrantes do afogamento sábado no mar Mediterrâneo, no quadro de 20 operações de salvamento, durante as quais 14 migrantes morreram e 10 outros são dados como desaparecidos dos quais quatro crianças, numa série de naufrágios ao largo da costa líbia.

Um porta-voz da Médicos Sem Fronteiras (MSF), citado pela Frontex, agência europeia para a segurança das fronteiras, indicou que um navio daquela Organização não Governamental interveio sábado para salvar os passageiros dum barco do qual muitos teriam caído na água.

A embarcação conseguiu salvar 120 pessoas, mas muitas delas indicaram terem perdido alguns dos seus familiares no mar.

Nove corpos foram encontrados sábado, num outro barco, mas a causa da sua morte não foi determinada. Os restos mortais foram transferidos para um navio norueguês que opera no quadro da força europeia de proteção das fronteiras.

País ao mesmo tempo de trânsito e destino da imigração, a Líbia faz face a uma grande onda de chegadas de migrantes clandestinos desde a destituição do regime de Muamar Kadafi em 2011, um fenómeno que as novas autoridades, confrontadas com o caos de segurança, são incapazes de conter.

-0- PANA BY/BEH/FK/IZ 23out2016