Agência Panafricana de Notícias

"Grupos terroristas em África fazem combate perdido", diz presidente do BAD

Kigali, Rwanda (PANA) - "Sejam quais forem as suas motivações, as sua ideologias e as suas causas que defendem os grupos de insurgentes que imperam em África, os seus combates são perdidos com antecedência", declarou quinta-feira o presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Donald Kaberuka.

"A todos estes grupos dizemos para concederem uma pausa às populações que são às vezes as vossas vítimas", acrescentou Kaberula, durante a cerimónia de abertura das reuniões anuais de 2014 do BAD, que registou a participação de Presidentes africanos em exercício, de ex-chefes de Estado africanos, de diplomatas e de alto dirigentes de instituições financeiras africanas.

"Partilhamos todos o sentimento de desesperança e de desolação em relação ao que ocorre no nordeste da Nigéria e nas suas ramificações. Compadecemo-nos com a infelicidade e a tristeza que afetam as populações do Estado de Borno (norte), nomeadamente os pais das alunas de Chibok", sublinhou, fazendo alusão ao rapto a 14 de abril último, de mais de 200 meninas pela seita islamita Boko Haram.

"Nenhuma religião revelada apoia, encoraja uma coisa tão feia como esta. Que os terroristas saibam que levam a cabo um combate perdido e que nunca terão êxito nas suas iniciativas", indignou-se.

Kaberuka declarou que o BAD dá uma importância particular aos direitos dos rapazes e das raparigas de irem à escola e sublinhou que a escolarização "está no centro das exigências e das prioridades para o desenvolvimento".

O chefe do BAD declarou que a sua instituição está disposta e disponível para apoiar o Governo nigeriano em todos os domínios da sua capacidade.

"No mesmo sentido, condenamos a violência e os grupos terroristas que prejudicam as nossas ações de desenvolvimento no continente, nomeadamente na Nigéria, no Sahel e no Corno de África", acrescentou.

-0- PANA AR/SEG/BAD/IS/IBA/MAR/DD 23mai2014