Agência Panafricana de Notícias

Grupos armados tentam impedir primeiro-ministro líbio de viajar

Beidha, Líbia (PANA) - Homens armados tentaram esta segunda-feira impedir o chefe do Governo interino líbio, Abdullah al-Theni, de deixar o aeroporto de Larbeg (leste do país) para se deslocar à Alexandria, no Egito, indicaram fontes das forças de segurança.

Logo que Al-Theni subiu a bordo do avião homens armados cercaram-lhe e lhe obrigaram a descer. Foi necessária a intervenção dos dignitários da região para permitir ao primeiro-ministro embarcar, segundo as mesmas fontes.

Esta é a segunda vez, numa semana, que homens armados intercetam Abbdallah al-Theni e lhe impediram de viajar para o aeroporto de Labreg, situado na cidade de Beidha, que acolhe a sede temporária do Governo reconhecido pela comuniade internacional.

Em março passado, manifestantes impediram o primeiro-ministro líbio de viajar a bordo dum avião com destino à Tunísia, em sinal de protesto contra a nomeação dum ministro do Interior, segundo responsáveis das forças de segurança.

O Governo reconhecido pela comunidade internacional instalou-se desde julho de 2014 na cidade de Beidha depois de a coligação das milícias islamistas "Fajr Libya" ocupar a capital, Tripoli, e instaurar um Governo paralelo.

-0- PANA BY/SSB/MAR/TON 21set2015