Grupos armados pró-governamentais condenam ataque terrorista perpetrado no norte do Mali
Bamako, Mali (PANA) - A Plataforma dos Movimentos de 14 de Junho de 2014 de Argel denunciou o assassinato de 22 pessoas num ataque perpetrado por homens armados não identificados, no último fim de semana, num acampamento em Ihnita, na província de Menaka, no norte do Mali, informou a Agência Maliana de Notícias (AMAP).
Num comunicado da Plataforma, citado pela fonte e publicado quarta-feira última, esta explica que homens armados irromperam, a 12 de junho de 2022, por um acampamento não longe da localidade de Iningaz (município de Ihinita no círculo de Tidermene, na província de Meenaka) e procederam à execução sumária de 22 pessoas, das quais vários deslocados que vieram buscar refúgio nesta zona.
De acordo com o grupo armado, estas graves violações dos direitos humanos e da vida humana foram perpetradas por terroristas filiados na organização Daech (Estado terrorista) e que circulam de motorizadas.
Assim sendo, a Plataforma dos Movimentos de 14 de Junho de 2014 de Argel condena estes crimes de um horror inexplicáve" e apela à Divisão dos Direitos Humanos da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA), às organizações dos direitos humanos, bem como a todas as autoridades competentes para abrirem um inquérito com vista a julgar os autores destes crimes em jurisdições competentes.
Este massacre aconteceu na véspera da retrocessão pela força francesa Barkhane da sua base operacional avançada de Menaka às Forças Armadas Malianas (FAMA) segunda-feira última, 13 de junho de 2022, lembra a mesma fonte.
A Plataforma dos Movimentos de 14 de junho de 2014 de Argel é uma aliança dos grupos armados malianos pró-governementais formada durante a guerra no Mali a 14 de junho de 2014, em Argel (Argélia), onde então decorriam negociações entre o Mali e rebeldes da Coordenação de Movimentos de Azawad (CMA).
-0- PANA GT/JSG/FK/DD 16junho2022