Agência Panafricana de Notícias

Grupo marroquino CIMAF implanta fábrica de cimento no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) – O grupo marroquino Cimento de África (CIMAF) vai implantar, em breve, em Hinda, no departamento de Kouilou, ao sul do Congo, uma fábrica de cimento e construir 150 mil alojamentos sociais num investimento total de 20 biliões de francos CFA (cerca de 40 milhões de dólares americanos), anunciou quarta-feira a empresa em Brazzaville.

O ministro congolês dos Assuntos Fundiários e Domínio Público, Pierre Mabiala, e os representantes da CIMAF acabam de visitar o sítio que vai albergar as instalações que vão gerar cerca de mil empregos diretos e indiretos.

‘’Com vista a contribuir para o acesso de todos os Congoleses à propriedade, tornar o cimento permanente e baixar o seu preço em todo o país, estamos felizes por beneficiar da estratégia de desenvolvimento lançada pelo Congo, visando fazer deste um país emergente na sub-região da África Central’’, disse Karim Taghi, um dos responsáveis da empresa.

Sem todavia precisar a capacidade de produção da futura fábrica de cimento, Taghi afirmou que a produção do cimento constitui um setor social importante, pelo que, explicou, é também importante para um grupo pan-africano como o CIMAF contar entre os atores de desenvolvimento do Congo.

"Quando uma fábrica se instala num departamento, isto vai além de várias ações e projetos económicos a favor da juventude local em particular e do Congo em geral", indicou.

Todos os empregados (congoleses) da fábrica de cimento serão enviados para Marrocos pelo
CIMAF para a sua formação.

O CIMAF já está implantado na Côte d’Ivoire, no Gabão, na Guiné e nos Camarões.

-0- PANA MB/SSB/SOC/CJB/IZ 13fev2014