Grupo hoteleiro ergue jardim para crianças desfavorecidas em São Tomé
São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - Um Jardim de infância com capacidade para albergar cerca de 400 crianças foi inaugurado terça-feira, em São Tomé, pelo primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus, fruto de uma doação do grupo hoteleiro Pestana.
“É preciso apostar na qualidade do ensino para sairmos do fosso em que nos encontramos. Para isso, temos que apostar cada vez mais na qualidade", afirmou Jorge Bom Jesus, depois de descerrar a placa da nova infrastrutura.
O Jardim inclui um berçário, equipado para o efeito com materiais lúdicos e deve servir de educação de berço com educadores de qualidade, disse o primeiro-ministro.
Acredita-se que inauguração desta infraestrutura vai ajudar a melhorar o acesso ao ensino pré-escolar, no arquipélago são-tomense, e a encurtar a distância para educadores e encarregados de educação que no passado viam-se obrigados a percorrer vários quilómetros para terem acesso ao ensino.
“Para mim particularmente, tenho a vida facilitada, tendo em conta que estou perto da minha residência", indicou, por seu turno, Maria Andrade, educadora do Jardim Quinta de Santo António.
A doação é do grupo Pestana, que, segundo Luís Castanheira Lopes, um dos seus administradores, está disponível para erguer um polo desportivo, que deve servir a comunidade de Santo António aos fins desemana.
“As doações que conseguimos realizar vieram do nosso grupo na Europa. São no total 100 mil euros", afirmou.
O novo Jardim de infância acolhe cerca de 30 crianças de famílias desfavorecidas isentas, indicou Maria Andrade responsável da creche nascida no bairro da quinta de Santo António, na periferia da cidade de São Tomé, capital do arquipélago são-tomense.
-0- PANA RMG/IZ 12fev2020