Agência Panafricana de Notícias

Grupo então desconhecido reivindica atentados na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – Um grupo até então desconhecido, o Jama'atu Ahlus-Sunnah Lidda'Awati, reivindicou a responsabilidade pelos atentados das vésperas de Natal nas cidades de Jos e de Maiduguri, que fizeram mais de 80 mortos.

« Oh Nações do Mundo, sejam informadas que na verdade os ataques em Sudaniwa (Jos) e Borno nas vésperas de Natal foram perpetrados por nós, JAMA’ATU AHLUS-SUNNAH LIDDA’AWATI WAL JIHAD, sob a direção de Abu Muhammed Abubakar bin Muhammad Shekau (Que Allah o preserve) para começar a vingar as atrocidades cometidas contra muçulmanos nestas regiões e no país em geral », declarou o grupo num comunicado publicado no seu site www.mansoorah.net.

O grupo indicou « que continuaria os seus ataques contra os infiéis e os seus aliados e todos os que os ajudam até ao triunfo de Allah pela Sua Graça e pela Sua Vontade ».

Engenhos explosivos, supostamente bombas, explodiram simultaneamente nestas duas cidades nas vésperas de Natal, fazendo 80 mortos em Jos e pelo menos seis em Maiduguri, capital do Estado de Borno.

Numa primeira fase, suspeitava-se que o grupo fundamentalista islâmico Boka Haram, autor de violências religiosas no norte de maioria muçulmana, era responsável por estes atentados.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/MAR/TON 28Dez2010