Agência Panafricana de Notícias

Grupo de monitoramento de transição burkinabe reúne-se em Ouagadougou

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Grupo Internacional de Acompanhamento da Transição do Burkina Faso (GISAT-BF) realizará a sua segunda reunião na próxima segunda-feira em Ouagadougou, a capital burkinabe, indica um comunicado enviado sexta-feira à PANA.

O GISAT-BF tem como missão essencial facilitar a coordenação do apoio internacional para uma transição inclusiva, consensual e democrática após a queda do regime de Blaise Compaoré consecutivo a uma revolta popular no final de outubro.

O Governo de transição formado após a renúncia de Compaoré deve organizar eleições presidenciais e legislativas a 11 de outubro próximo.

O GISAT-BF também tem o pápel de prestar apoio às partes permanentes burkinabes a fim de garantir eleições livres, justas e transparentes.

O comunicado afirma que esta segunda reunião é realizada em conformidade dos termos de referência do GISAT-BF que fixou as reuniões a cada dois meses em Ouagadougou. No entanto, essa frequência é suscetível de revisão em caso de necessidade.

O GISAT-BF, composto por organizações regionais, sub-regionais e internacionais, foi criado na sequência das recomendações formuladas pela sessão extraordinária da Cimeira da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), bem como a 468ª sessão do Conselho de Paz e Segurança da União Africana, realizada respetivamente a 6 e a 18 de novembro de 2014.

-0- PANA NDT/TBM/DIM/TON 28março2015