Agência Panafricana de Notícias

Grupo de independentes defende Governo de refundação no Níger

Niamey- Níger (PANA) -- O grupo dos jovens independentes (CCID/Liliwal) pediu quinta-feira ao Presidente nigerino, Mamadou Tanja, para instalar um Governo de "refundação" limitado que não exceda 17 a 18 pastas, soube-se de fonte oficial em Niamey.
Numa declaração, o CCID/Liliwal estima que o Governo actual, devido ao seu carácter pletórico, não considera as realidades socioeconómicas do país.
O grupo dos jovens independentes que agrupa artistas bem como pessoas provenientes de horizontes socio-profissionais diversos, é militante da primeira hora da política da refundação preconizada pelo Presidente Tanja.
Leitimotiv dos discursos políticos, "a refundação" visa imprimir uma nova governação democrática "que prioriza unicamente os interesses do povo nigerino".
O Níger está confrontado com uma maior crise política desde a decisão de Tanja de organizar um referendo que prorrogou o seu mandato por mais três anos.
O país está suspenso da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) que tenta, porém, restabelecer o diálogo político entre o poder instituído neste país e a oposição.