Agência Panafricana de Notícias

Grupo de contacto sobre Guiné-Conakry reúne-se na Nigéria

Abuja- Nigéria (PANA) -- O Grupo de Contacto Internacional sobre a Guiné-Conakry (GIC-GC) deve reunir-se esta segunda-feira em Abuja, na Nigéria, para discutir a situação de segurança e política na Guiné-Conakry.
Esta reunião permitirá ao Presidente burkinabe, Blaise Compaoré, facilitador da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) na crise guineense, informar sobre a sua viagem a Conakry onde ele se reuniu com os protagonistas da crise incluinco o chefe da Junta, capitão Moussa Dadis Camara.
O GIC-GC já manteve sete reuniões em Conakry e à margem da Cimeira da União Africana (UA) e da Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque.
Durante a sua sétima reunião, a 22 de Setembro em Nova Iorque, o Grupo exprimiu "a sua grande preocupação" face ao atraso do processo eleitoral e à degradação persistente da situação em matéria de política e dos direitos humanos na Guiné-Conakry.
O Grupo convidou o capitão Camara a reafirmar, através dum documento oficial, o seu compromisso de não se candidatar às eleições presidenciais previstas para Janeiro próximo.
O capitão Camara tomou o poder em Dezembro passado algumas horas depois da morte do Presidente Lansana Conté que dirigiu o país durante 18 anos.
O Grupo de Contacto Internaional agrupa, entre outros, representantes da UA, da CEDEAO, da ONU, da União Europeia, da União do Rio Mano e da CEN-SAD.