Agência Panafricana de Notícias

Grupo de Contacto realiza reunião sobre pirataria na Somália

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- O Grupo de Contacto sobre a Pirataria na Somália (CGSP) vai realizar a sua primeira reunião na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, esta quarta-feira.
Esta reunião inscreve-se no quadro da aplicação da Resolução 1851 do Conselho de Segurança da ONU adoptada por unanimidade a 16 de Dezembro de 2008.
No total, 24 países e cinco organizações multilaterais deverão participar nesta primeira reunião, que será presidida pelo secretário de Estado norte-americano adjunto para as Questões Políticas e Militares, Mark R.
Kimmitt.
O CGSP vai concentrar-se na coordenação das actividades entre os Estados e as organizações a fim de erradicar a pirataria ao largo das costas somalís.
Está previsto que as discussões deverão ser orientadas para a maneira de reforçar o apoio operacional e no domínio de informações com vista a ripostar aos actos de pirataria, de elaborar um mecanismo de coordenação da luta contra a pirataria, de consolidar os quadros jurídicos para a detenção, o julgamento pela Justiça e o encarceramento dos piratas e de reforçar as capacidades de autocontrolo dos navios mercantes.
As discussões permitirão igualmente abordar o melhoramento dos esforços diplomáticos e de informação do público e o bloqueio das operações financeiras dos grupos implicados nos actos de pirataria.
A pirataria ao largo das costas somalís duplicou no ano passado, o que poderá tornar o comércio internacional mais oneroso, segundo um relatório de Chatham House, um instituto sediado em Londres (Inglaterra) vocacionado para a análise das questões internacionais.