Agência Panafricana de Notícias

Grupo chinês constrói barragens hidroelétricas no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) – A empresa chinesa Global Energy Interconnection Development Corporation Organization (Geipco) manifestou a sua intenção de ajudar o Congo a construir barragens hidroelétricas para exportar eletricidade, anunciou o presidente deste Grupo, Liu Zhenya, à saída de uma audiência com o chefe de Estado congolês, Denis Sassou Nguesso.

“Apresentamos o relatório do nosso trabalho ao Presidente da República. Apresentamos a interconexão energética em África e no Congo”, explicou o empresário chinês.

O potencial hidroelétrico do Congo foi avaliado a cerca de 25 mil Megawatts, disse Liu Zhenya, que acrescentou que a valorização dos recursos energéticos vai permitir aumentar a produção nacional e favorecer o desenvolvimento das minas de ferro, bem como de potássio.

“Com o desenvolvimento da indústria, poder-se-á ter 95 biliões de dólares americanos anuais em finais do ano 2050. Isto vai permitir aumentar as receitas fiscais e criar mais de sete mil empregos anuais”, sustentou o empresário chinês.

O Grupo asiático pretende construir centrais hidroelétricas na bacia de Kouilou, no sul do país e na zona do rio Congo.

-0- PANA MB/IS/SOC/CJB/IZ 20nov2018