Agência Panafricana de Notícias

Grupo armado rende-se ao Exército maliano

Bamako, Mali (PANA) - Um dos grupos armados, autores de ataques terroristas contra o Exército Maliano e as populações civis em diferentes pontos do país, acaba de se render às Forças Armadas Malianas (FAMAs), soube a PANA de fonte oficial.

A rendição ocorreu a 28 de abril último em Aguelhoc, na região de Kidal, no norte do Mali, anunciou esta quinta-feira, num comunicado, o Estado-Maior General das FAMAs.

Estes homens armados apresentaram-se voluntariamente com todos os equipamentos militares, precisamente cinco veículos, armamentos, entre os quais metralhadoras e munições, lê-se na nota.

O Estado-Maior General das FAMAs garantiu ter tomado disposições a fim de tratar bem e gerir estes indivíduos e seu material bélico rececionado.

Saudou "esta iniciativa salvadora, prova da tomada de consciência dos malianos movidos e arrastados num combate inútil contra a nação mã  e cujos desígnios eles ignoram."

Populações abandonaram Kidal por causa das hostilidades desencadeadas pelos Grupos Armados Terroristas (GAT) e criminosos que controlavam a cidade antes da sua reconquista pelas FAMAs em novembro de 2023, segundo a mesma fonte.

-0- PANA GT/JSG/DD 02maio2024