Agência Panafricana de Notícias

Grupo Olam de Singapura compra Congolesa Industrial de Madeira

Brazzaville, Congo (PANA) – Um grupo Olam da Singapura acaba de comprar a Congolesa Industrial da Madeira (CIB), a primeira empresa florestal do Congo, sediada no departamento de Sangha (norte) e filial do grupo dinamarquês DLH, soube a PANA, terça-feira em Brazzaville, de fonte próxima do ministério da Economia Florestal.

"Foi posto termo ao processo de restruturação da CIB iniciado desde final de 2009. A sua aquisição pelo grupo Olam da Singapura anuncia uma nova era", indicou o diretor da CIB, Christian Schwarz.

Ele asseverou que a retomada das atividades da CIB pelo grupo Olam não põe em causa os contratos concluidos com seus trabalhadores.

Presente no Congo desde 1969, a CIB conta cerca de mil trabalhadores e, em outubro passado, cinco potenciais compradores estavam a concorrer à compra desta empresa integrada no grupo dinamarquês DLH.

Desde há alguns anos, o Grupo Olam iniciou um vasto plano de investimento a longo prazo a nível dos mercados de madeira certificados e possui filiais no Gana, no Gabão, na Côte d'Ivoire e no Brasil.

Dispondo de cerca de 1,3 milhão de hectares de florestas, a CIB foi fortemente afetada pela crise do imobiliário de 2008 a 2009, indica-se.

-0- PANA MB/TBM/CJB/DD 08fev2011