Agência Panafricana de Notícias

Greve ilimitada no setor petrolífero no Gabão

Libreville, Gabão (PANA) – A Organização Nacional dos Empregados do Petróleo do Gabão (ONEP) iniciou domingo uma greve ilimitada, na sequência do fracasso das negociações com o Governo sobre a situação do setor petrolífero e para protestar contra o despedimento de 17 empregados da Schlumberger em janeiro último, anunciou o seu secretário-geral, Guy Roger Aurat Reteno.

A ONEP, que agrupa entre quatro mil 500 e cinco mil aderentes, manteve na semana passada durante quatro dias de negociações com o Governo gabonês que foram infrutíferas.

Segundo Aurat Reteno, as negociações eram relativas à «situação alarmante no seio do Grupo Schlumberger-Gabão onde 17 empregados foram despedidos a 30 de janeiro último pela direção geral e o emprego abusivo de mão-de-obra estrangeira no setor petroleiro gabonês, enquanto existem nacionais qualificados para ocupar estes postos ».

A ONEP acusa o Grupo Schlumberger de « múltiplas violações das disposições legais e regulamentares, desrespeitando os direitos dos empregados ».

Ela acusa o Grupo Schlumberger de recrutar trabalhadores expatriados em situação irregular para substituir os assalariados grevistas.

-0- PANA LAW/JSG/FK/TON 11março2013