Atenas, Grécia (PANA) - A Grécia saudou sexta-feira a eleição de uma nova Autoridade Executiva na Líbia, segundo um comunicado do Ministério grego dos Negócios Estrangeiros.
"A Grécia, como vizinha direta da Líbia, congratula-se com a perspetiva de estabelecer contactos com a nova autoridade, assim que tomar posse, com vista a reforçar as nossas relações bilaterais com base no direito internacional", lê-se na nota.
"O nosso país, como Estado membro da União Europeia e da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), está pronto a ajudar a Líbia na reconstrução e no reforço da sua segurança", segundo o comunicado.
A Grécia salientou que, para se alcançar a paz e a estabilidade na Líbia, a retirada imediata das tropas estrangeiras do país é uma condição necessária e muito urgente.
Mohammad Younes al-Manfi foi eleito sexta-feira em Genebra (Suíça) presidente do Conselho Presidencial pelo Fórum do diálogo político líbio, facilitado pelas Nações Unidas.
A nova Autoridade Executiva terá de liderar o país até à realização de eleições nacionais em dezembro próximo, um passo considerado importante para a unidade e estabilidade da Líbia.
-0- PANA AT/RA/NFB/JSG/SOC/DIM/DD 06fevereiro2021