Grécia quer reforçar laços com África, diz seu diplomata
Atenas, Grécia (PANA) - A Grécia está determinada a estabelecer relações mais estreitas com os países africanos, declarou quinta-feira o seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Nikos Dendias.
A União Africana, sem dúvidas, atuou, desde a sua fundação, como uma força unificadora para o continente africano, acrescentou Dendias, durante uma conferência online alusiva à celebração do Dia de África.
"A Grécia inspira-se na diversidade de África, na capacidade de África para superar os traumas do passado. Reconhecemos o vasto potencial e dinamismo do continente, mas também os desafios, especialmente os relacionados com a segurança alimentar, recentemente exacerbados pela guerra na Ucrânia", acrescentou.
A conferência organizada pelos embaixadores do Grupo Africano em Atenas, na Grécia, foi seguida online, em particular por Sacko, Comissária da União Africana, Muturi, presidente da Assembleia Nacional do Quénia, e Haritatos, deputado e ministro da Agricultura do Zimbabwe.
“A Grécia está sempre pronta para ajudar os seus parceiros africanos a superarem desafios e cooperar para criar sinergias mutuamente benéficas, tendo intensificado os seus esforços recentemente, através de um envolvimento ativo no continente africano”, disse o diplomata.
Recordou as suas visitas a vários países subsarianos nos últimos meses, bem como a abertura da embaixada da Grécia em Dakar, no Senegal, no início de 2022.
“Em janeiro, visitei Angola e Nigéria. Em novembro de 2021, visitei o Rwanda, o Gana e o Gabão”, lembrou Dendias, acrescentando que, “durante os meus contactos, exprimei a solidariedade da Grécia nos esforços para lidar com a pandemia, doando sistematicamente milhões de doses de vacina."
-0- PANA AT/VAO/NFB/JSG/MAR/DD 27maio2022