Grécia quer promover relações de cooperação com África
Atenas, Grécia (PANA) – O Governo grego prepara-se para promover o desenvolvimento das suas relações com os países africanos, soube a PANA de fonte oficiais.
Esta posição grega foi manifestada segunda-feira, em Atenas, pelo seu ministério dos Negócios Estrangeiros, durante uma reunião, com novos diplomatas, em que foi discutida uma nova estratégia grega em África, orientada para o reforço das relações bilaterais com os países africanos.
Além do ministro grego dos Negócios Estrangeiros, Giorgos Katrougalos, presenciaram o encontro o vice-ministro e a vice-ministra gregos dos Negócios Estrangeiros, Terens Quick e Sia Anagnostopoulou, respetivamente.
No seu entender, as relações com os países africanos não foram muito desenvolvidas.
Há uma grande margem para uma cooperação mutuamente benéfica que possa ser facilitada pelas comunidades gregas estabelecidas, há muito tampo, nos países africanos.
Segundo fontes gregas próximas dos ministérios dos Negócios Estrangeiros, um memorando de cooperação entre a diplomacia grega e queniana para a colaboração das academias de diplomacia das ambas as partes.
Entre 2014 e 2020, a Grécia fornece quase 460 milhões de euros de ajuda a projetos de desenvolvimento no grupo dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (ACP), acrescentou o ministério grego dos Negócios Estrangeiros.
Katrougalos e Quick afirmaram ambos o interesse manifestado pelos países africanos para uma colaboração mais estreita com a Grécia, o que conduziu para discussões sobre o reforço das missões diplomáticas gregas em África e o aumento das visitas comerciais e empresariais nos países do continente.
O encontro versou igualmente sobre as relações sãs entre os povos gregos e africanos.
A Grécia oferece bolsas de estudos a estudantes africanos para lhes permitir frequentarem universidades e escolas militares gregas, anunciaram responsáveis gregos.
-0- PANA AT/RA/ASA/IS/SOC/FK/DD 23abril2019