Atenas, Grécia (PANA) – A Grécia tenciona participar na anunciada conferência internacional sobre a Líbia, prevista para janeiro de 2020, em Berlim, sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU), declarou o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis.
"Não queremos fonte de instabilidade na nossa vizinhança. Temos por isso uma palavra a dizer sobre os desenvolvimentos na Líbia. Queremos fazer parte da solução na Líbia porque também nos interessa”, sublinhou Mitsotakis, em entrevista divulgada domingo pelo semanário grego “To Vima”.
A ONU preconizou esta conferência internacional de Berlim para pôr termo às divisões internacionais sobre a Líbia e abrir a via a uma solução política para o conflito que abala o país.
A Turquia assinou, em novembro passado, dois acordos com o Governo líbio baseado em Tripoli e apoiado pela ONU, respetiviamente sobre a cooperação militar entre as duas partes e a delimitação marítima entre Ankara e Tripoli.
Mas, a Grécia julgou estes dois acordos “sem fundamento” e contrários ao Direito Internacional, considerando que a Turquia e a Líbia não partilham nenhuma fronteira marítima comum.
-0- PANA AT/IN/TBM/MAR/IZ 30dez2019