Grécia inaugura embaixada em Dakar
Dakar, Senegal (PANA) - A Grécia reforçou a sua presença na África Ocidental ao inaugurar, quarta-feira, uma embaixada em Dakar, no Senegal, soube a PANA de fonte oficial.
O ministro grego dos Negócios Estrangeiros, Nikos Dendias, em visita oficial ao país, disse que a estreita cooperação com o Senegal nas áreas da educação, do turismo, das energias renováveis, das novas tecnologias e da frota mercante e da marinha grega são áreas em que os dois países podem começar a cooperar estreitamente.
Falando depois de se encontrar com o Presidente senegalês, Macky Sall, em Dakar, Diendas acrescentou que a Grécia e o Senegal acreditam no papel do direito internacional e do direito internacional do mar, que ambos os países assinaram . É para nos algo extremamente importante no qual podemos construir uma excelente relação para o futuro."
A Grécia e o Senegal podem "cimentar a sua relação a partir de hoje", disse o chefe da diplomacia grega na cerimónia de abertura da embaixada do seu país em Dakar.
“Entendemos a importância do Senegal em África, não só na África francófona, mas em África em geral. E o fato de Senegal ocupar a presidência da União Africana é uma grande prova desta conclusão”, disse Dendias nessa ocasião.
O governantd destacou ainda que os dois países estão ligados há anos.
Disse dever dizer que o (primeiro) Presidente (do Senegal, de 1960 a 1980) Léopold Senghor é um nome conhecido na Grécia. Ele não foi apenas um grande Presidente do Senegal. Foi um grande amigo dos Gregos".
A Grécia, disse, gostaria muito de "desempenhar o nosso pequeno papel ao também cimentar a relação entre o Senegal e a UE, a nossa família."
Dendias também se encontrou com a sua homóloga senegalesa, Aissata Tall Sall com que disse ter tido "uma discussão frutífera" sobre o reforço dos laços entre a Grécia e o Senegal numa ampla gama de questões, como a cooperação marítima, o comércio, a educação, a saúde, o turismo, a migração e a luta contra a pandemia..
Debateram também a parceria UE-África, o compromisso comum da Grécia e do Senegal com o direito internacional, incluindo o direito do mar, bem como a situação de segurança no Sahel e a segurança marítima.
Os dois diplomatas assinaram um memorando de entendimento sobre consultas políticas regulares entre os seus dois ministérios, disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros no Twitter.
-0- PANA YY/IN/IS/MAR/DD 24fevereiro2022