Grécia e Argélia defendem solução política para Líbia
Argel, Argélia (PANA) – O ministro grego dos Negócios Estrangeiros, Nikolaos Dendias, afirmou quinta-feira, em Argel, que a Grécia e a Argélia partilham a mesma posição sobre a crise na Líbia, privilegiando a solução política “longe de qualquer ingerência estrangeira”.
Numa declaração à imprensa, no termo da sua reunião com o seu homólogo argelino, Sabri Boukadoum, o chefe da diplomacia grega salientou o trabalho levado a cabo pela Argélia para resolver a crise líbia, através dos seus esforços para uma solução política para permitir o regresso à paz e à estabilidade no país e além-fronteiras.
Face à "preocupante" situação reinante na Líbia, a Grécia e a Argélia “sublinham a necessidade de uma cessação imediata das hostilidades e de qualquer intervenção estrangeira”, acrescentou, revelando a importância de continuar os esforços no quadro das Nações Unidas para pôr termo a este conflito.
Afirmou além disso que a Grécia e a Argélia comprometeram-se a reforçar as suas relações bilaterais, através da multiplicação dos contactos e da concertação a favor da paz e da estabilidade na nossa região comum.
Por seu turno, Boukadoum declarou que a reunião permitiu trocar pontos de vista e concentrar-se em várias questões, nomeadamente as relações bilaterais e as questões regionais, bem como os desafios que a região mediterrânea enfrenta, particularmente a Líbia.
Esa situação que preocupa igualmente a Grécia que contribui também para os esforços de resolução da crise líbia.
-0- PANA AT/INJSG/MAR/IZ 14fev2020