Agência Panafricana de Notícias

Grécia cria rede de colaboração com países africanos

Atenas, Grécia (PANA) – A Grécia prevê  construir uma rede de colaboração com países africanos, principalmente no setor económico, anunciou quinta-feira em Atenas o seu ministro dos Negócios Estrangeiros, George Katrougalos.

Falando por ocasião do Dia de África 2019, no palácio do ministério dos Negócios Estrangeiros em Atenas, por iniciativa do Grupo de Embaixadores Africanos, Katrougalos declarou que o seu país vai defender importantes iniciativas internacionais que visam o progresso e a prosperidade em África.

"África será o continente do Século XXI e esperamos poder ultrapassar  injustiças históricas contra os povos de África, a começar pelo seu passado colonial”, declarou o diplomata grego, frisando que a Grécia manteve raramente ou mesmo nenhuma relação, durante várias décadas, com países africanos.

A Grécia está igualmente interessada em estender as suas relações políticas e económicas com países subsarianas, acrescentou.

"África é um continente de potencial e de dinâmica que não devemos desprezar, mas devemos ser humilfes com ela, tendo em conta a responsabilidade histórica dos Europeus neste continente”, indicou o ministro grego dos Negócios Estrangeiros.

Anunciou que uma equipa grega de diplomacia económica será reestruturada para incluir missões especiais em África, cujos gabinetes  serão anunciados brevemente.

"Isto vai conduzir à criação de novos gabinetes de adidos comerciais nalguns países onde a nossa presença é muito mais limitada que as nossas necessidades”, indicou o chefe da diplomacia grega.

-0- PANA AT/VAO/MTA/TBM/SOC/MAR/DD  10maio2019