Grécia ameaça expulsar embaixadora líbia
Atenas, Grécia (PANA) – A Grécia ameaçou expulsar a embaixadora líbia em Atenas, Maiza Gzllal, se o seu país não revelar o conteúdo do acordo de cooperação militar assinado há dias com a Turquia.
"Se a embaixadora não nos apresentar este acordo, ela será declarada sexta-feira 'persona non grata' pelo que deixará o país”, declarou o chefe da diplomacia grega, Nikos Dendias.
Em declarações segunda-feira ao canal “Skai TV”, o governante grego frisou que tal acordo foi “escondido” à Grécia.
No último fim de semana, o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, também disse ter pedido apoio da NATO (Organização do Tratado Atlântico Norte) para esclarecer este acordo, assinado quarta-feira última, em Istambul, na Turquia, pelo Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e pelo chefe do Governo líbio de União Nacional, Fayez al-Sarraj.
A Grécia receia que este pacto viole as suas zonas marítimas de exploração.
Membro da NATO, à semelhança da Turquia, a Grécia mantém relações turbulentas com a sua vizinha Líbia, enquanto porta de entrada de milhares de requerentes de asilo nas ilhas gregas.
Segundo a Turquia, este memorando visa nomeadamente "reforçar o acordo-quadro de cooperação militar existente” e “os laços entre as forças armadas” dos dois países.
-0- PANA AT/TBM/SOC/FK/DD 3dez2019