Agência Panafricana de Notícias

Grécia acusa Turquia de facilitar emigração de Somalís para seu território

Atenas, Grécia (PANA) - A Grécia acusou formalmente, quarta-feira, a Turquia e algumas Organzações Não Govenamentais (ONG) de facilitarem a emigração de Somalis para o seu território, soube a PANA de fonte oficial.

A acusação foi feita quarta-feira em Atenas, a capital grega pelo ministro grego das Migrações, Notis Mitarachi, numa conferência de imprensa.

Afirmou que a Turquia e algumas ONG ajudam emigrantes somalis a buscarem vistos turcos e, depois, os deixam partir para ilhas gregas vizinhas e a Europa.

"Sabemos que, na Somália, autoridades turcas, incluindo o ministro da Educação e outros ministérios, encorajam a emigração para a Turquia", reiterou o chefe da diplomacia grega.

Citando testemunhoas de emigrantes somalis recém- chegados à Grécia, Mitarachi disse que "um escritório de ligação turco em Mogadíscio (capital somali) facilita a concessão de vistos para viagens  om destino à Turquia, com base em certificados e documentos fornecidos por instituições financiadas pela Turquia na Somália."

Acrescentou que entre estas instituições figuram um hospital e uma universidade em Mogadíscio.

“Cerca de 300 Somalis chegaram recentemente à Turquia desta forma”, denunciou o governante grego, acrescentando que “os emigrantes somalis chegam legalmente à Turquia com o objetivo de passar ilegalmente para a Europa.”

"Quando os Somalis chegam de voo a Istambul (segunda cidade tuca), são transportados por  carrinhas para locais específicos desta cidade, antes de serem levados para as costas ocidentais da Turquia", revelou o diploma grego.

A seu ver, "é óbvio que estas pessoas não estão em risco na Turquia, e este país pode conceder-lhes asilo.”

Achou no entanto “preocupante" que a Turquia pareça facilitar a chegada destes emigrantes, concedendo-lhes vistos de viagem.

De acordo com Mitarachi, há relatos de que ONG financiam vistos para requerentes de asilo.

As autoridades turcas ainda não reagiram a estas acusações, constata-se.

-0- PANA AT/IN/JSG/SOC/MAR/DD 09dez2020