Agência Panafricana de Notícias

Grécia abre consulado em Benghazi, no leste da Líbia

Trípoli, Líbia (PANA)  - A Grécia inaugurou segunda-feira o seu Consulado grego em Benghazi (leste), soube a PaNA de fonte oficial.

Segundo um comunicado oficial, as novas instalações do Consulado grego foram inauguradas no bairro de al-Fouwaihat por uma delegação diplomática grega, na presença do presidente da Comissão dos Negócios Estrangeiros da Câmara dos Representantes (Parlamento) na Líbia, Youssef al-Agoury, do vice-minstro líbio dos Negócios Estrangeiros para os Assuntos Consulares, Mourad Mohamed, e de vários empresários, atores económicos e dignitários da cidade.

A delegação grega dirigida pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros para os Assuntos Económicos, Frank Jans,  integrava o secretário-geral adjunto do Ministério grego dos Negócios Estrangeiros encarregue dos Assuntos Económicos, dois membros do Parlamento grego, o embaixador da Grécia na Líbia e o cônsul do mesmo país em Benghazi, lê-se no mesmo documento.

Desde o emposse da nova Autoridade Executiva Unificada Interina na Líbia, o Conselho Presidencial e o Governo de Unidade Nacional, em conformidade com o roteiro do Fórum do Diálogo Político Líbio, o país recuperou a estabilidade e  segurança.

Pediu a retomada das atividades das embaixadas e missões diplomáticas a partir de Trípoli e a abertura de consulados em Benghazi, segunda maior cidade do país.

Embaixadas, missões diplomáticas e organizações internacionais começaram a regressar progressivamente a Trípoli após a sua retirada em 2014,  devido à deterioração da segurança na capital líbia, e a confrontos entre grupos armados rivais.

A delegação diplomática grega visitou a sede do município  de Benghazi, onde ela foi recebida pelo presidente do Conselho de Gestão da cidade, Saghar Boujwari,  pelo vice-ministro da Economia para os Assuntos Comerciais, Souhail Bouchiha, e pelo diretor do Escritório dos Projetos do município, Oussama al-Kazah.

A reunião permitiu abordar questões de interesse comum, nomeadamente a cooperação nos domínios da reconstrução e das trocas comerciais, a realização de reuniões conjuntas entre empresários gregos e líbios e a ativação da linha marítima e das ligações aéreas após a disponibilidade de algumas condições favoráveis.

-0- PANA BY/JSG/FK/DD 06julho2021