Grande surto de Covid-19 investigado em hospital de Durban, na África do Sul
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - Autoridades sanitárias sul-africanas estão a investigar sobre um surto importante de Covid-19 (coronavírus) no Hospital St Augustine, em Kwazulu-Natal, no leste do país, após quatro pessoas terem sido declaradas mortas pelo vírus e 47 agentes de saúde terem apresentado resultados de testes positivos, constatou a PANA no local.
O grupo hospitalar Netcare afirmou quarta-feira última que 33 das pessoas entre as 47 testadas positivas nos testes estão em quarentena, e que as restantes 14 estão em tratamento no hospital.
O hospital está presentemente a contactar todos os pacientes que se encontram em tratamento no seu serviço de emergência, desde 1 de março último, para ver se precisam de ser testados, afirmaram as autoridades sanitárias sul-africanas.
O ministro sul-africano da Saúde, Zweli Mkhize, manifestou a sua preocupação com o número de profissionais de saúde infetados pelo coronavírus.
Por sua vez, o Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, suspendeu quarta-feira última o seu ministro da Comunicação, Stella Ndabeni-Abrahams, por violação das regras de confinamento.
A política suscitou de facto uma onda de indignação no país depois de revelada uma foto, expandida nas redes sociais, onde ela é mostrada como almoçando em casa dum amigo.
O Presidente Ramaphosa manifestou a sua desaprovação relativamente às ações do ministro, afirmando que estas minam e põem em causa todas as medidas tomadas para incentivar as pessoas a permanecerem nas suas casas e impedir a propagação da pandemia do coronavírus pelo país.
-0- PANA CU/VAO/BAI/DIM/DD 08abril2020