Agência Panafricana de Notícias

Grande manifestação contra milícias na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – Milhares de habitantes de Tripoli foram sexta-feira à noite à Praça dos Mártires, em pleno centro da capital líbia, para exigir o fim da presença das milícias armadas, a ativação do Exército Nacional e a integração dos antigos rebeldes nos órgãos de segurança do Estado, constatou a PANA no local.

A manifestação, organizada sob o slogan « Os Líbios Numa Única Voz : Não às Milícias ou às Brigadas », foi acompanhada por um desfile de unidades simbólicas do Exército e da Segurança Nacional, enquanto aviões de assalto do Exército Líbio sobrevoavam o espaço aéreo da cidade.

Numa declaração, os manifestantes exigiram a ativação do sistema judicial e do Exército Nacional, a recolha das armas para o alcance da estabilidade e da segurança e para garantir a realização de eleições livres e equitativas para escolher os membros do Congresso Nacional nos prazos previstos.

Os manifestantes condenaram a ocupação dos quartéis, das instalações públicas e das praças públicas pelas milícias das quais eles reclamaram a partida.

Vários membros do Conselho Nacional de Transição (CNT), do Governo Interino e das autoridades locais da cidade, da Coligação de Fevereiro 17, e de várias instituições da sociedade civil e do Exército Nacional participaram na manifestação.

As instalações do Conselho de Ministros em Tripoli foram atacadas, terça-feira última, por um grupo armado pertencente a antigos rebeldes que utilizam armas pesadas e ligeiras, fazendo um morto e quatro feridos.

-0- PANA BY/JSG/FK/TON 12maio2012