Praia, Cabo Verde (PANA) - O atleta paralímpico cabo-verdiano Gracelino Barbosa conquistou, domingo, mais uma medalha de ouro no campeonato do Mundo de atletismo para deficiência intelectual, em Bydgoszcz, na Polónia, ao vencer a prova dos 110 metros barreiras.
Nesse mundial de atletismo a nível paralímpico, decorrido de 08 a 14 de junho corrente, Gracelino Barbosa já tinha conquistado, na quarta-feira, a sua primeira medalha de ouro na prova dos 400 metros barreiras.
O atleta cabo-verdiano, que vive atualmente, em Franca, regressou recentemente à competição depois de ter estado 16 meses praticamente parado, devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19.
Barbosa, que compete na categoria T20, representou Cabo Verde nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2016, no Rio de Janeiro (Brasil), onde conquistou a medalha de bronze nos 400 metros T20, sendo a primeira do país neste evento multidesportivo.
Em 2017, o atleta esteve na ribalta do desporto paralímpico mundial por ter protagonizado um raro efeito ao sagrar-se, num espaço de três dias, tricampeão do Mundo nas disciplinas dos 400 metros barreiras, nos 100 metros livres e nos 110 metros barreira, durante o IX Campeonato Mundial da Federação Internacional de Desporto Para Atletas com Deficiência Intelectual (INAS), realizado, em Banguecoque, na Tailândia.
Nessa altura, Gracelino Barbosa foi galardoado com o troféu de Melhor Atleta Masculino nessa prova destinada a atletas com deficiência intelectual.
-0- PANA CS/IZ 14junho2021