Agência Panafricana de Notícias

Grã-Bretanha promete colaboração acrescida com Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – O ministro britânico encarregue da Imigração, Damian Howard Green, reafirmou a determinação do seu país de reforçar as suas relações sociopolíticas e económicas com a Nigéria, no interesse mútuo das duas nações.

« Nós admiramos muito a forma como Lagos está a evoluir e a melhorar sob a sua governação e desejamos estabelecer relações comerciais e de investimento convosco. A Grã-Bretanha identificou a Nigéria como um importante parceiro comercial », declarou Green durante uma visita de cortesia ao governador estadual de Lagos, Babatunde Fashola.

Segundo o governante britânico, Lagos em particular, enquanto importante centro económico do país, é um dos polos com que o Reino Unido quer fazer negócios nos próximos anos.

Ele falou igualmente dos vistos, indicando que a Nigéria é o maior centro de emissão de vistos do Reino Unido.

« Existe uma circulação significativa entre os dois países. Nós emitimos centenas de milhares de vistos este ano para cidadãos Nigerianos que queriam deslocar-se ao Reino Unido. É o nosso maior centro de emissão de vistos no mundo. Nós queremos garantir serviços de qualidade, assegurando que as pessoas que se deslocam à Grã-Bretanha o façam facil e eficazmente e ao mesmo tempo proteger as nossas fronteiras", destacou.

Em particular, prosseguiu, "nós estamos muito interessados pelo reforço dos laços comerciais, garantindo continuar a oferecer serviços de qualidade aos nossos viajantes de negócios provenientes de Lagos e doutras zonas".

Na sua resposta, o governador Babatunde Fashola congratulou-se com as relações cordiais existentes entre a Nigéria e a Grã-Bretanha, preconizando uma parceria reforçada entre a cidade de Lagos e a Grã-Bretanha nos domínios do turismo, do desenvolvimento das competências e das infraestruturas.

"Houve progressos em várias frentes entre os dois países e eu desejo que possamos fazer alguma coisa juntos para relançar as relações comerciais entre a Grã-Bretanha e a Nigéria", disse.

Por outro lado, indicou, o seu governo tem missão "criar empresas, proteger os cidadãos, criar o crescimento e empregos, em particular nos setores do turismo, da educação e da aquisição das competências".

"Nós estamos convencidos de que o desenvolvimento económico de Lagos está baseado no turismo e nas inovações. Existem claramente oportunidades interessantes aqui que a Grã-Bretanha pode explorar", declarou o governador Fashola.

Green é o terceiro alto responsável do Governo britânico, após o primeiro-ministro David Cameron e o presidente da Câmara Municipal de Londres, a ter visitado a capital económica nigeriana em setembro corrente.

Estas visitas têm por objetivo reforçar as relações e explorar novos laços com esta megalópole, centro económico e industrial não somente da Nigéria mas da sub-região oeste-africana.

Durante a sua visita, o primeiro-ministro britânico assinou um acordo que promete duplicar os intercâmbios e os investimentos entre os dois países nos próximos quatro anos.

-0- PANA SB/SEG/FJG/JSG/FK/IZ 28set2011