Agência Panafricana de Notícias

Grã-Bretanha e Estados Unidos preocupados com futuro de imame gambiano

Banjul, Gâmbia (PANA) – Os Estados Unidos e o Reino Unido divulgaram um comunicado conjunto para exprimir a sua preocupação pelo futuro do imame Baba Leigh, cujos advogados e a família estão sem notícias desde a sua detenção no ano passado pelo Serviços Secretos gambianos.

« Enquanto erudito muçulmano de primeiro plano, o imame Baba Lrigh é um interlocutor frequente da Embaixada dos Estados Unidos e do Departamento de Estado norte-americano e é um líder religioso reconhecido na Gâmbia », notam os dois países no comunicado transmitido à PANA.

« A Agência Nacional de Informações gambiana (NIA) teria detido o imame a 3 de dezembro de 2012 por razões desconhecidas. O imame Baba Leigh não foi visto nen ouvido há cinco meses e o Governo da Gâmbia continua a recusar-se a dar qualquer informação sobre o seu local de detenção”, nota o comunicado.

« Nós exortamos o Governo da Gâmbia a agir em conformidade com as suas leis e com as suas obrigações internacionais. Nós pedimos a todas as pessoas interessadas para permitir aos seus advogados, aos membros da sua família e aos observadores internacionais ter acesso ao imame Baba Leigh, a tratá-lo com o respeito das leis da Gâmbia e das normas internacionais aceites em matéria de direitos humanos”, prossegue o comunicado.

A Embaixada da Grã-Bretanha, representante da UE localmente, e a Delegação da UE na Gâmbia associam-se à esta declaração, indica o comunicado.

-0- PANA MSS/SEG/NFB/JSG/FK/TON 06maio2013