Agência Panafricana de Notícias

Grã-Bretanha concede $ 6,7 milhões ao Zimbabwe

Harare- Zimbabwe (PANA) -- A Grã-Bretanha concedeu sexta-feira ao Zimbabwe uma subvenção de seis milhões e 700 mil dólares americanos a título de ajuda alimentar, elevando o montante da sua assistência humanitária à sua antiga colónia para 100 milhões de dólares americanos este ano.
Cerca de um milhão e 900 mil pessoas foram identificadas pelas Nações Unidas como necessitadas de ajuda alimentar no Zimbabwe, particularmente no início do próximo ano.
"O Reino Unido concedeu seis milhões e 700 mil dólares americanos a título da ajuda alimentar para um milhão e 800 mil Zimbabweanos mais pobres e mais vulneráveis nos próximos meses ", anunciou Dave Fish, responsável do programa de ajuda britânica no Zimbabwe.
"É uma parte do conjunto do programa de ajuda, estimado em 100 milhões de dólares americanos este ano, o mais importante jamais recebido no Zimbabwe", acrescentou.
A ONU lançou na semana passada um apelo para uma ajuda de 378 milhões de dólares americanos para o Zimbabwe, indicando que um milhão e 900 mil pessoas neste país estariam confrontadas com penúrias de víveres severas no início do próximo ano.
O Zimbabwe registou este ano um défice alimentar de 800 mil toneladas.