Agência Panafricana de Notícias

Grã-Bretanha ajuda África Ocidental a combater cibercriminalidade

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- A Grã-Bretanha enviará detetives à África Ocidental, para ajudar a combater os bandos organizados que utilizam meios fraudulentos para burlar as populações em milhões de dólares americanos.
Num comunicado transmitido domingo à PANA, a Agência Britânica de Luta contra o Crime Organizado, indica que os detetives serão escolhidos entre os agentes da sua célula antirrapto e antiextorsão para formar as forças policiais de países oeste-africanos no combate aos actos crescentes de burla na sub-região.
"Os bandos estão particularmente bem organizados na Nigéria e no Gana", sublinha a Agência, que precisa que eles "criam perfis fictícios de pessoas inocentes e enviam centenas de milhares de mensagens e cartas todos os meses" às suas vítimas.
"Os vigaristas começam por pedir pequenas somas de dinheiro para a compra de selos postais e para chamadas telefónicas e, pouco a pouco, eles pedem somas maiores às suas vítimas potenciais", acrescentou.
A Agência aconselhou igualmente os administradores de sites de encontros a sensibilizar os seus clientes ao perigo destes trapaceiros em linha.