Agência Panafricana de Notícias

Governos africanos chamados a unir-se para lutar contra tuberculose

Dakar- Senegal (PANA) -- O presidente da Organização Não Governamental (ONG) "Cause Première" (Primeira Causa), Banding Gassama, estimou quinta-feira em Dakar, que a luta contra a tuberculose deve ultrapassar as fronteiras nacionais, instando assim os Governos da África Francófona a unirem os seus esforços para conter a progressão desta doença.
"A tuberculose mata diariamente 600 pessoas na África Subsariana e, se nada for feito, ela poderá dizimar as populações mais activas", declarou o responsável desta ONG durante uma conferência de imprensa sobre a campanha internacional contra a tuberculose na África Francófona.
Segundo Gassama, "a ONG quer organizar actividades de lobbying junto dos ministros da Saúde dos países da África Francófona, mas igualmente ao nível dos parlamentares para que estes se mobilizem, por sua vez, na luta contra a doença que é quase negligenciada".
"Causa Première" é uma ONG panafricana que intervém actualmente em cinco países da África Ocidental, designadamente Senegal, Burkina Faso, Mali, Côte d'Ivoire e Guiné-Conakry.