Agência Panafricana de Notícias

Governo zambiano concede empréstimos a 4000 funcionários do país

Lusaka, Zâmbia (PANA) – O Governo zambiano desembolsou 70 milhões de kwachas (mais de 11 milhões de dólares americanos) para conceder empréstimos, com taxa de juro de cinco porcento, a quatro mil funcionários do país.

Os fundos disponíveis para os empréstimos em 2014 elevam-se a 107 milhões de kwachas (quase 17 milhões de dólares americanos), dos quais 100 milhões (quase 16 milhões de dólares americanos) servirão para previsões orçamentais para o ano em curso ao passo que os sete milhões para suprir défices de fundos a partir de 2013.

O diretor executivo da Empresa Pública de Serviço de Micro-finança (PSMFC), Mubanga Mwiko, revelou quarta-feira que, durante o primeiro trimestre, a sua instituição recebeu 25 milhões de kwachas (quase quatro milhões de dólares americanos) do Ministério das Finanças dos quais quais 21 milhões (mais de três milhões de dólares americanos) já foram distribuídos.

Ele declarou que o Conselho de Administração da PSMFC aprovou o plano estratégico de negócios da empresa para o período 2014-2016 que tem por ambição desenvolver os programas que dizem respeito à função pública e às inovações nos serviços para a clientela.

O plano visa igualmente desenvolver sistemas e processos que vão garantir a eficácia e o controlo do processo de concessão de empréstimos no interesse dos funcionários repartidos em todas as províncias da Zâmbia.

-0- PANA MM/VAO/ASA/AAS/SOC/FK/DD 1maio2014