Agência Panafricana de Notícias

Governo ugandês lança reformas eleitorais

Dakar, Senegal (PANA) - O Governo ugandês está a trabalhar nas reformas constitucionais e eleitorais para melhorar a democracia no país, indicou quinta-feira em Kampala (Uganda) o ministro encarregue dos Assuntos Constitucionais do país, Fred Ruhindi.

Ruhindi, substituto do procurador-geral, fez esta revelação durante uma reunião com uma delegação de parlamentares e de líderes da sociedade civil que apresentavam dois projetos de lei a incluir nas reformas que o Governo ugandês pretende empreender.

A Coligação de Cidadãos para a Democracia Eleitoral no Uganda (CCEDU), um agrupamento de 800 organizações da sociedade civil, em colaboração com três parlamentares, contribuíram para a redação dos projetos de lei, referiu.

O governante ugandês precisou que algumas reformas projetadas pelo Governo foram propostas durante o Fórum Consultivo Nacional (NCF) que é uma coligação de todos os partidos registados no Uganda.

Uma comissão ministerial especial presidida pelo primeiro-ministro, Amama Mbabazi, foi instalada para trabalhar com peritos juristas a fim de elaborarem projetos de lei para as emendas em questão.

-0- PANA MLJ/VAO/ASA/TBM/SOC/FK/DD 28fev2014