Governo tunisino em reunião restrita sobre prevenção do coronavírus
Túnis, Tunísia (PANA) – O primeiro-ministro tunisino cessante, Youssef Chahed, presidiu quarta-feira a uma reunião restrita do Conselho de Ministros orientada para as medidas a tomar para prevenir o coronavírus.
O Conselho seguiu uma exposição sobre a estratégia adotada para prevenir o vírus feita pela ministra tunisina da Saúde, Sonia Ben Cheikh, que afirmou que a Tunísia não registou, até agora, nenhum caso de coronavírus.
Ela assegurou que os serviços do seu Ministério estão a acompanhar atentamente a situação da epidemia nos planos nacional e internacional, através do Comité Nacional Permanente sobre o acompanhamento da propagação do novo coronavírus.
Este Comité agrupa representantes dos Ministérios e das organizações profissionais envolvidos e da Representação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Túnis.
O primeiro-ministro insistiu na necessidade de reforçar as medidas indispensáveis para aumentar o grau de vigilância, de observação e de intervenção rápida em todas as províncias da República.
Eles instruiu aos governadores para aplicar com rigor as medidas decididas a níveis das suas respetivas províncias.
Após a descoberta e a confirmação do primeiro caso do coronavírus, na vizinha Argélia, medidas preventivas foram tomadas a níveis das passagens fronteiriças entre os dois países.
Muitos Tunisinos invadiram quarta-feira última as farmácias para se abastecer em máscaras médicas em coincidência com as informações provenientes da Argélia sobre o caso registado neste país.
-0- PANA YY/IN/JSG/FK/IZ 27fev2020