Nouakchott, Mauritânia (PANA) - A situação financeira da Mauritânia é "satisfatória" e os rumores de dificuldades neste domínio transmitidos pela imprensa "não têm fundamento", tranquilizou o ministro mauritano das Finanças, Mohamed Lemine Dhehbi.
Falando em conferência de imprensa, segunda-feira à tarde, o ministro explicou que os concursos para a emissão de bilhetes do tesouro emitidos, na semana passada, "constituem uma operação de rotina e de gestão ordinária que não pode ser interpretada como uma indicação de dificuldades a nível de Tesouro".
O ministro, por outro lado , salientou, ainda que no contexto mauritano "os privados representam apenas 10% dos adjudicatários nas emissões de títulos do tesouro público, enquanto as empresas públicas ficam com os 90 por cento" restantes.
Por seu lado, o governador do Banco Central da Mauritânia (BCM), Abdel Aziz Ould Dahi, anunciou que o país tem 1,048 bilião de dólares americanos em reservas cambiais que cobrem 6 meses de importações.
A dívida externa é de quatro biliões de dólares americanos para um PIB equivalente de cinco biliões dólares americanos.
Todos estes indicadores macroeconómicos podem ser verificados junto do Banco de França, da Reserva Federal Americana e do FMI, garantiu.
-0- PANA SAS/DIM/IZ 27ago2019