Governo toma medidas de prevenção contra Covid-19 no Congo
Brazzaville, Congo (PANA) – O primeiro-ministro do Congo, Clément Mouamba, anunciou, segunda-feira à noite, em Brazzaville, 10 medidas e recomendações para aumentar o nível de proteção das populações congolesas contra o coronavírus, numa declaração lida na Televisão Pública.
A declaração que acontece dois dias depois da que confirma a deteção dum primeiro caso de coronavírus, a 14 de março último, reflete a vontade das autoridades do país de trabalhar para evitar a propagação da doença e a entrada de outros casos no território nacional.
A criação de um fundo especial de um bilião e 500 milhões de francos CFA e a intensificação dos controlos nos pontos de entrada, pela mobilização de equipas suplementares de saúde e de segurança, nomeadamente a nível das fronteiras terrestres figuram entre as novas medidas anunciadas pelo primeiro-ministro.
Elas incluem ainda a apresentação obrigatória de um resultado negativo de teste Covid-19, efetuada por uma instituição autorizada, para qualquer pedido de visto de entrada no território do Congo, bem como o adiamento das viagens não essenciais para os países infetados.
Decidiu-se igualmente adiar, até nova ordem, todas as missões oficiais no estrangeiro, reforçar as medidas de higiene na Administrações Pública e nas empresas privadas e adiar também, para uma data ulterior, os eventos internacionais previstos para o Congo, nomeadamente os congressos, conferências e cruzadas.
O encerramento até nova ordem de todas as salas de jogos, de espetáculos e de cinema bem como dos restaurantes ao ar livre; a suspensão até nova ordem de todas as competições desportivas de massa e a suspensão de todos os voos provenientes dos países de alto risco, a partir de 19 de março de 2020 fazem igualmente parte das medidas adotadas.
-0- PANA MB/JSG/MAR/IZ 17mar2020