Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Inquéritos acabam de ser abertos no Tchad devido a um ataque contra o Palácio Presidencial (em Ndjamena) ocorrido quarta-feira última à noite, anunciou o Procurador-Geral da República, Oumar Mahamat Kedelaye.
"Inquéritos já estão abertos para buscar e identificar todos os instigadores, autores, coautores e cúmplices destes atos a fim de os determos e lhes inflingirmos o rigot da lei", deu a conhecer o Procurador.
Kedelaye informou que, na noite de 8 de janeiro corrente, por voiltas das 20 horas, um grupo de indivíduos malintectionadps, estiimados em 24 pessoas armados, a bordo de um veículo, simulando uma avaria, aproveitou-se da situação para atacar guardas postados na portaria desta mais alta instituição do país.
Os assaltantes mataram dois militares e feriram gravemente cinco outros, tentando adentrar no recinto do Palácio Presidencial, informou.
Em contrapartida, prosseguiu o jurista, foram neutralizados pelas forças de defesa e segurança 18 assaltantes, dos quais seis feridos e evacuados posteriormente para um hospital a fim de receberem cuidados médicos.
“Estes atos, de uma extrema gravidade, constituem, segundo a lei penal, crimes como assassinatos, ofensas corporais voluntários, tentativas de perturbar a ordem constitucional, atentado contra instituições do Estado, a segurança do Estado e conspiração contra o Estado, assim como participação num movimento insurrecional”, concluiu.
-0- PANA TNDD/JSG/SOC/DD 09jan2025