Cartum, Sudão (PANA) - A realização da paz é uma prioridade máxima para o Governo de transição, que está a trabalhar para concluir e assinar um acordo com movimentos armados sudaneses, declarou o ministro sudanês da Justiça, Abdul Bari.
Durante uma audiência concedida, domingo último, a uma delegação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Bari frisou que as negociações em curso visam erradicar as causas profundas dos problemas encontrados no processo de paz em todas as regiões do país.
Garantiu que o papel do seu ministério é criar um quadro para o cumprimento dos requisitos do período de transição, de acordo com o Documento Constitucional de 2019.
O encontro versou essencialmente sobre a construção da paz no país.
Por sua vez, o chefe da delegação e administrador do PNUD, Achim Steiner, escreveu no seu tweet que o encontro com o ministro da Justiça do Sudão tinha sido "produtivo".
"Este é um período essencial. Não pode haver desenvolvimento sustentável sem paz", defendeu.
Destacou o apoio do PNUD à governação local, à reforma da justiça e ao Estado de direito, "como contribuições estratégicas para a consolidação da paz no Sudão."
Antes da audiência, o administrador do PNUD visitou o primeiro-ministro sudanês, Abdallah Hamdouk, afirmando que foi um prazer vê-lo novamente.
-0- PANA MO/MA/AKA/TBM/CJB/DD 27jan2020