Cartum, Sudão (PANA) - O Governo sudanês disse não ter sido informado nem consultado sobre uma reunião ocorrida segunda-feira última em Entebbe, no Uganda, entre o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e o presidente do Conselho Soberano Sudanês, o tenente-general, Abdul Fatah al Burhan.
O porta-voz oficial do governo sudanês de transição e ministro da Cultura e Informação, Faisal Mohamed Salih, disse ter recebido a notícia desta reunião de Entebbe, mas que não tinha sido informado formalmente.
"Não fomos avisados nem consultados no Conselho de Ministros sobre este encontro. Esperamos por esclarecimentos sobre o regresso da Sua Excelência o Presidente do Conselho Soberano", acrescentou o Salih.
A visita do Presidente sudanês e o encontro com o primeiro-ministro israelita não tinha sido anunciado segunda-feira última em Cartum, tendo sido surpreendente para muitas pessoas no país, indicou.
A imprensa israelita anunciou, segunda-feira última, que o encontro acontecera algumas horas antes de a notícia se expandir pelo Sudão.
O Sudão continua a ser um dos poucos países africanos e árabes que não normalizaram as suas relações com Israel.
A política externa do Sudão está focada no restauro dos direitos palestinos e na criação dum Estado palestino independente, indica a nota.
-0- PANA MO/MA/AKA/DIM/DD 05fev2020