Governo senegalês suaviza restrições no combate à covid-19
Dakar, Senegal (PANA) - O ministro senegalês do Interior, Aly Ngouille Ndiaye, anunciou, nesta quinta-feira em Dakar, o levantamento das restrições relativas aos transportes públicos interurbanos, a reabertura dos restaurantes e das salas de desporto.
Ele indicou que reuniões em vários lugares públicos ou privados e casinos vão beneficiar destas mesmas medidas de abrandamento, e que o recolher obrigatório, das 21 às cinco horas de manhã, e o estado de emergência se mantêm em todo o território nacional.
"Estas medidas consistem no uso obrigatório de máscaras, no distanciamento físico, na existência de manifestos para todas as partidas no domínio dos transportes interurbanos”, declarou Ndiaye durante uma conferência de imprensa diária sobre a evolução do coronavírus (covid-19) a nível nacional.
A declaração do ministro do Interior seguiu-se a manifestações ocorridas, quarta-feira última à noite, em várias cidades do país, para exigirem o levantamento do recolher obrigatório.
Ndiaye exprimiu as lamentações do Governo face a estas manifestações, às vezes violentas, durante as quais, disse, as forças da ordem procederam a cerca de 200 detenções.
A 23 de março último, o Presidente senegalês, Macky Sall, decretou o estado de emergência e um recolher obrigatório, das 20 às seis horas locais de manhã, cujos horários serão reajustados a 11 de maio último.
O Senegal registou nesta quinta-feira 89 casos positivos ao coronavírus, dos mil 348 testes realizados nestas últimas 24 horas.
Desde 2 de março último, data do surto da pandemia no país, o Senegal soma quatro mil e 21 casos positivos, dos quais duas mil 162 recuperações e 45 mortes.
-0- PANA AAS/BEH/FK/DD 4junho2020