Agência Panafricana de Notícias

Governo senegalês promete desminar toda província de Casamança antes de 2016

Dakar, Senegal (PANA) -O Governo do Senegal comprometeu-se a remover a última mina em Casamança, no sul, a 1 de março de 2016 e não em 2009 como inicialmente previsto, anunciou segunda-feira em Dakar o diretor do Centro Nacional de Ação Anti-Minas do Senegal (CNAMS), Papa Oumar Ndiaye.

Balanceando as operações de desminagem iniciadas em 2008, durante uma conferência de imprensa, Ndiaye disse que 134.634,69 metros quadrados de terreno foram despoluídos desde o início efetivo das atividades.

Segundo ele, o número de minas removidas e destruídas elevam-se a 153, ao passo que 55 inquéritos técnicos e não técnicos foram efetuados no terreno.

Acrescentou que cerca de 787 vítimas das minas anti-pessoal foram registadas entre 1988 e 2011 na Casamança, das quais 171 mortos.

Numa estratégia nacional de ação anti-minas 2007-2015, o CNAMS pretende contribuir para o relançamento das atividades socioeconómicas a fim de lutar contra o empobrecimento gerado pela perda do gado ou pelo impossível acesso às superfícies cultiváveis, à água, às infraestruturas de educação ou de saúde em Casamança, região confrontada com uma rebelião armada desde 1980, disse.

Tratar-se-á também, para o CNAMS, acrescentou, de evitar, às camadas vulneráveis da população, perderem a autonomia por causa das minas anti-pessoal, permitir ao contrário a implementação de projetos de construção, a fixação das populações nas suas terras, a exploração das terras e a promoção economica.

-0- PANA COU/TBM/SOC/DD 19set2011