Agência Panafricana de Notícias

Governo são-tomense investe 4 milhões de euros no abastecimento de água potável

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada, lançou este sábado a primeira pedra de construção e reabilitação de um sistema de produção de cinco milhões de litros de água potável por dia para abastecer a população, num projeto avaliado em mais de quatro milhões de euros, constatou a PANA no local.

No quadro deste projeto, vão ser construídas quatro estações de tratamento de água superficial na chuvosa roça Formosa, com capacidade de produção diária de cinco milhões de litros de água potável.

São beneficiários deste empreendimento perto de 30 mil habitantes de 11 localidades do distrito de Água Grande (centro do país) e Lobata (norte), confrontados com problemas sérios de água potável.

Patrice Trovoada disse na ocasião tratar-se de um dos maiores projetos de abastecimento de água a ser executado no país e que, no final de 24 meses, "já não haverá escassez deste liquido precioso".

Ele advogou "uma maior política de racionalização de água" por parte da população", apesar de estudos indicarem que, na estação seca, não haverá crise de água no país.

Este projeto resulta de um plano de investimentos no abastecimento de água à população são-tomense, financiado por Taiwan.

John Chen, embaixador de Taiwan residente no país, disse estar convencido de que, com a realização deste projeto, já não haverá escassez de água potável no arquipélago de São Tomé e Príncipe.

-0- PANA RMG/DD 26nov011