Agência Panafricana de Notícias

Governo santomense orienta cônsules honorários para captar investimento estrangeiro

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O Governo santomense inicia esta terça-feira um encontro de mobilização dos seus cônsules honorários para o ajudarem a captar maior investimento estrangeiro, no quadro de uma nova visão de política externa do arquipélago.

De acordo com o diretor de Política Externa do Ministério santomense dos Negócios Estrangeiros, Luís Bastos, o encontro permitirá ao Executivo conhecer o papel desempenhado pelos cônsules honorários nos países onde o arquipélago não tem representação diplomática.

Os consulados podem ajudar o Executivo na mobilização de recursos externos para alimentar a economia nacional, precisou o diplomata em declarações à imprensa em São Tomé.

Planos setoriais da saúde, da educação, do turismo e das infraestruturas bem como oprtunidades de negócios e o funcinamento dos próprios consulados e das embaixadas são, entre outros, os assuntos a serem discutidos no encontro.

A reunião acontece numa altura em que o primeiro-ministro Gabriel Costa reconhece que as ajudas externas estão cada vez mais escassas, e que as promessas financeiras dos seus parceiros internacionais tardam a materializar-se.

-0- PANA RMG/IZ 17Set2013