Agência Panafricana de Notícias

Governo santomense nomeia novos directores de televisão e rádio

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O Governo santomense nomeou, quinta-feira, novos diretores para os órgãos de comunicação social estatal, designadamente a Televisão Santomense (TVS) e a Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe (RNSTP), soube-se de fonte oficial

Juvenal Vaz Rodrigues, licenciado em jornalismo em Cuba e correspondente da rádio alemã Deutsche Welle (DW), é atualmente o novo diretor da TVS, nomeado em comissão de serviço.

Por seu turno, o sindicalista Teotónio Pontes de Menezes, vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas, foi nomeado, também em comissão de serviço, à frente da Rádio Nacional.

Antes destas nomeações, o Executivo santomense deu por finda a comissão de gestão da TVS encabeçada por Maximino Carlos, que exerceu durante sete anos o cargo de diretor da RNSTP.

Foi também exonerado o coordenador da TVS, o jornalista Óscar Medeiros, igualmente correspondente da Rádio Difusão Portuguesa para África (RDP África), que há dois anos conduzia os destinos da estação radiofónica estatal.

Juvenal Rodrigues, que deve anunciar esta sexta-feira a sua nova equipa de trabalho, tem como missão principal unir os profissionais da TVS em prol de um serviço de informação de qualidade, enquanto Teotónio Menezes terá a difícil tarefa de dar resposta a uma antiga revindicação dos trabalhadores por melhores salários e pagamento da taxa de radio.

Recorde-se que o Governo havia antes exonerado o jornalista José Bouças de Oliveira das funções de chefe do Departamento de Informação e da edição e apresentação do telejornal até decisão definitiva, após a conclusão de um inquérito mandado instaurar pelo Executivo.

Igualmente exonerados foram o jornalista Manuel Barros, correspondente da agência de notícias portuguesa Lusa, das funções de editor da TVS, e Frederico Umbilina, um dos engenheiros da TVS. Os dois quadros foram proibidos de entrar nas instalações da estação.

-0- PANA RMG/IZ 01jan2013