Agência Panafricana de Notícias

Governo santomense chamado a investir muito na Policia de Investigação Criminal

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O procurador-geral da República (PGR), Frederico Sambao, convidou o Governo santomense a fazer investimento sérios na Polícia de Investigação Criminal (PIC), para facilitar dos magistrados do ministério público, soube de fonte oficial em São Tomé.

Frederico Samba, recém-nomeado PGR, advertiu o Governo de Gabriel Costa para investir na formação em diversas áreas e adquirir meios e materiais para responder às exigências dos magistrados do ministério público.

Samba, em declaração à imprensa, por ocasião da abertura do novo ano judicial, afirmou não haver dúvidas que o estado atual da PIC é extremamente preocupante.

O PGR disse que uma solução a curto e longo prazo deve ser encontrada mais rapidamente a fim de dotar a PIC de meios eficientes no auxílio que presta ao ministério público.

Por sua vez, a bastonária da Ordem dos Advogados de São Tome e Príncipe (OASTP), Celisa Deus Lima, assegurou que, no atual estado da PIC, será impossível combater crimes económicos e financeiros, o trafico de droga e de seres humanos.

Para ela, a Polícia deve ser bem treinada, equipada e bem remunerada, porque “o exercício da ação penal por parte do ministério público será absolutamente ineficaz se não houver uma intervenção urgente no sentido da refundação da PIC.

A sua declaração levantam o véu sobre a radiografia do aparelho judiciário em São Tomé e Príncipe, que luta contra crimes organizados e transfronteiriços.

-0- PANA RMG/DD 11abr2013