Tripoli, Líbia (PANA) - O Governo de Unidade Nacional, Abdelhamid al-Dbaiba, reuniu-se, domingo, para abordar um plano relacionado com as próximas eleições na Líbia tão logo a Comissão Eleitoral anuncie o seu calendário, soube a PANA de fonte oficial.
O encontro reuniu o primeiro-ministro, Abdelhamid al-Dbaiba, o ministro interino do Interior, Badreddine al-Toumi, o vice-ministro do Interior para os Assuntos Gerais, o general Mahmoud Saied, e o vice-ministro dos Assuntos de Segurança, o general Bechir al-Amin, na presença do vice-primeiro-ministro, Ramadan Abu Jennah, de acordo com um comunicado do Gabinete de Imprensa do Primeiro-Ministro.
Os interlocutores aproveitaram a oportunidade para verificar a pontidão da implementação do plano de seguração do processo eleitoral.
Abdelhamid al-Dbaiba reafirmou quinta-feira última que a solução na Líbia "consiste em ir diretamente para as eleições numa base constitucional, com as partes interessadas, de modo a que o Governo possa desempenhar o seu papel na realização desta agenda.
Uma mediação onusina entre o Parlamento e o Alto Conselho de Estado para elaborar uma base constitucional, que sirva de quadro jurídico para as eleições gerais, que esbarram contra uma falta de consenso sobre a questão da elegibilidade dos binacionais e dos militares, lê-se no comunicado.
-0- PANA BY/JSG/DIM/DD 22agosto2022