Agência Panafricana de Notícias

Governo queniano aumenta salário de operários

Nairobi- Quénia (PANA) -- O primeiro-ministro queniano, Raila Odinga, exortou sábado em Nairobi os trabalhadores a perseverar apesar das dificuldades, afirmando que o Governo lhes ofereceu um aumento de salário de 10 porcento para atenuar os seus sofrimentos.
O salário nítido dos operários passa assim para 80 dólares americanos ao passo que o dos operários agrícolas estagna em 40 dólares americanos.
Falando por ocasião da celebração do Dia Internacional do Trabalhador, Odinga precisou que este aumento de salário estava destinado a fornecer aos trabalhadores uma posição de reforma pois o seu poder de compra diminuiu devido à inflação e a outros factores.
Os empregadores quenianos pediram ao Governo para reduzir os aumentos anuais de salário pois isto tinha um impacto sobre o custo de produção no Quénia.
A Organização Central de Sindicatos (COTU, sigla em inglês), a principal central sindical do país, saudou o aumento salarial, mas advertiu a federação dos empregadores quenianos contra qualquer tentativa de aniquilar este incremento.